Empresas, Estratégia Fiscal e ODS: Como empresas podem gerar impacto e ainda crescer?
- Thais Passos
- 24 de abr.
- 3 min de leitura

Em um cenário cheio de desafios como as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e a pressão por mais transparência, o papel das organizações deve ser cada dia mais estratégico e responsável. Crescer financeiramente para a não ser mais o único objetivo, mas sim crescer de forma sustentável e relevante para a sociedade.
Pesquisas indicam que até 2030, os negócios alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem abrir mais de 380 milhões de vagas e movimentar cerca de US$ 12 trilhões. Além das oportunidades financeiras, essas empresas reforçam sua relação de confiança com investidores, clientes, parceiros e colaboradores a partir do cuidado com as diversas frentes estabelecidas pelos ODS:
Ambiental: proteção de florestas e da biodiversidade, uso dos recursos naturais de forma consciente e enfrentamento das mudanças climáticas.
Social: garantia de acesso à saúde, educação de qualidade e valorização da cultura.
Econômico: cuidado com o consumo de energia e com os recursos naturais, para que sejam usados de maneira eficiente e evitando os desperdícios.
Institucional: criação de estratégias e parcerias institucionais para tirar esses planos do papel e fazer acontecer.
O investimento em responsabilidade social, fundamentado nas diretrizes dos ODS, é um excelente aliado para potencializar e medir o impacto positivo das ações. Para quem ainda está começando, essas diretrizes são indicadores importantes para elaborar e executar projetos conectados com objetivos que gerem impacto social relevante. As empresas que abraçam o compromisso do investimento social responsável tornam-se muito mais atraentes para talentos que buscam propósito no trabalho e para parceiros que geram valor.
Contudo, para chegar a esse objetivo, é necessário que a estratégia de responsabilidade social passe transversalmente pela cultura das empresas, envolvendo times interdisciplinares, além de compartilhar ações e resultados com parceiros, fornecedores e clientes — criando um movimento coletivo.
Inspirações práticas:
A Natura, marca brasileira de cosméticos, integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sua estratégia, com destaque para o Programa Amazônia, que promove o uso sustentável dos recursos da floresta. A empresa estabelece parcerias comerciais com comunidades locais, chamadas de Comunidades Fornecedoras, fomentando o empreendedorismo e o fortalecimento da governança nessas comunidades.
A Unilever, grande empresa do ramo de bens de consumo, criou seu próprio Plano de Sustentabilidade baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Algumas das ações da empresa incluem a implementação de práticas de agricultura regenerativa para melhorar a saúde do solo, conservar a água e aumentar a biodiversidade; a redução do uso de plástico virgem em seus produtos; o uso de energia 100% renovável em suas operações; e o compromisso com a igualdade de gênero, tendo atingido 50% de mulheres em cargos de liderança global.
O Programa Lado a Lado, realizado pela 3 Apitos, mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentorias às suas lideranças e acompanha sua evolução. Promovemos uma abordagem que valoriza a diversidade e a participação ativa, reconhecendo que cada iniciativa tem desafios e realidades únicas. Conectando suas experiências às demandas culturais e sociais de suas comunidades. O Lado a Lado atua em 3 dos 5 temas materiais do Eixo Social da norma ABNT PR 2030: Diálogo social e desenvolvimento territorial; Diversidade, equidade e inclusão; e Relações e práticas de trabalho.
Em 2016, marcas alinhadas aos ODS cresceram 50% mais do que aquelas que ainda não haviam implementado essas ações. Isso é mais um forte indício de que os consumidores estão cada vez mais de olho em quem faz diferente.
Na 3 Apitos, ajudamos empresas a estruturarem seus investimentos sociais de forma inteligente, aproveitando os benefícios das leis de incentivo e, ao mesmo tempo, contribuindo para metas globais importantes — como igualdade, educação, saúde e clima — sempre com o objetivo de gerar impacto no longo prazo.
Fontes:
Comments